PASSARAM POR AQUI

20 fevereiro 2022

588 - Mateus 5.42 - DIA MUNDIAL DA JUSTIÇA SOCIAL (20 de Fevereiro)


"Dê a quem lhe pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir-lhe algo emprestado."
Mateus 5:42

Momento Devocional: 
No dia 20 de Fevereiro é comemorado o  DIA MUNDIAL DA JUSTIÇA SOCIAL.  Ao ler uma palavra de Jesus como essa, às vezes somos rápidos para lembrar que Paulo também falou "Se alguém não quer trabalhar, também não coma." (2 Tess 3:10). Sabemos que não é para dar ou emprestar a pessoas preguiçosas. Mas, há muitas pessoas que não conseguem trabalho por vários motivos que não são preguiça. Jesus não quer que demos dinheiro a um viciado para comprar drogas ou álcool, nem que ajudemos voluntariamente pessoas que irão cometer atos ilegais ou pecaminosos. É preciso enxergar com Agostinho que Jesus disse "dê a quem lhe pede" e não "dê o que lhe for pedido". Podemos dar pão a um viciado ou roupa para uma pessoa presa. Podemos compartilhar porções das Escrituras com qualquer pessoa que encontramos. A esperança, a semente do Evangelho, ou uma palavra de conforto são "bens" que fazem o bem que podemos compartilhar com todos. E, quando as circunstâncias permitem e há um pedido legítimo, devemos sim dar dinheiro ou pagar contas ou comprar remédio quando é pedido. Mas dar, sempre podemos, e de acordo com Jesus, sempre devemos. Foi isso que ele fez com seus piores inimigos que não demonstraram um pingo de interesse em fazer o que é certo. Jesus deu a eles também porque esta é a natureza de Deus. E ele deu a sua vida a nós antes que nós mostrássemos qualquer interesse em receber ou agradecer a maior dádiva que alguém pode receber. Se temos Jesus como modelo, nós também vamos ser generosos em dar e compartilhar.
A Sociedade precisa de algo a mais, não só um dia para comemorar, mas a justiça é um necessidade vital em nossos dias, em espeicial a Justiça Social... Eu e você não podemos mudar o mundo, mas podemos melhorar a vida de alguém que está ao nosso lado...

Oração: 
Deus todo poderoso, o Senhor vê o que cada um de nós necessita. Eu quero aprender a dar de mim, dos meus bens, e das bênçãos que o Senhor tem derramado em minha vida. Pela graça do Senhor quero ser, cada dia mais, um vaso de bênçãos para todos ao meu redor. Em nome de Jesus eu oro e agradeço. Amém.