PASSARAM POR AQUI

13 dezembro 2020

74 - 2ª Timóteo 3.16 - A INSPIRAÇÃO DA BÍBLIA - FELIZ DIA DA BÍBLIA - 2º Domingo de Dezembro.

 


Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça; para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. (2 Timóteo 3: 16-17) 

A mensagem bíblica inspirada por Deus é a Sua

revelação na forma escrita, a fim de preservar e propagar precisamente a verdade. A palavra revelação significa um descobrimento, uma retirada do véu, uma revelação do que foi anteriormente desconhecido. A revelação de Deus é a manifestação de Si mesmo para a humanidade de tal maneira que homens e mulheres possam conhecê-lo e ter comunhão com Ele.  

A Bíblia declara centenas de vezes, ser a escrita Palavra de Deus. As Escrituras do Antigo Testamento foram reconhecidas por Cristo e os apóstolos como divinamente inspirada e completamente infalível. Quando Jesus disse: “A Escritura não pode ser anulada” (João 10:35), Ele estava falando da palavra escrita de Deus. Os eventos, ações, mandamentos e verdades de Deus nos são dadas e não podem ser anuladas. 

O Senhor Jesus Cristo identificou a verdade com a Palavra escrita. Em Sua grande, oração sacerdotal (João 17:17), Ele disse: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.”  Isto foi consistente com as declarações em que o Espírito Santo continuamente proclama que a revelação de Deus é a verdade: “A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre” (Salmo 119:160). Não há nenhuma outra fonte do que a Sagrada Escritura à qual tal afirmação se aplica. Somente essa fonte, a Sagrada Escritura, é o padrão da verdade para o crente. Na verdade, a Bíblia é a única fonte fundamental de verdade. 

Na tentação, o Senhor Jesus resiste a Satanás três vezes dizendo: “Está escrito” (Mateus 4:4-10). Ao afirmar “está escrito,” o Senhor usou exatamente a mesma frase que é usada inúmeras vezes na Bíblia Sagrada. Portanto, a persistência da frase repetida sublinha a sua importância. 

As pessoas precisam ser muito cautelosas a respeito de tradições religiosas, porque muitas vezes eles tentam dar a tradições humanas maior autoridade do que a Palavra de Deus. Isto era verdade na época dos judeus quando Jesus esteve aqui e, infelizmente, é verdade de muitas religiões hoje em dia também. Em refutar os erros dos saduceus, a Escritura registra o Senhor dizendo: “Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!” (Mateus 22:29). Jesus estava continuamente repreendido os fariseus porque eles deram as suas tradições poder igual à palavra de Deus. Ao fazer isso eles estavam corrompendo o próprio fundamento da verdade. Então Jesus lhes declarou: “Assim vocês anulam a palavra de Deus, por meio da tradição que vocês mesmos transmitiram. E fazem muitas coisas como essa”. (Marcos 7:13) 

Já que somente a Escritura é inspirada por Deus Todo-Poderoso, Ela por si só é a autoridade máxima e não a tradição. 

A Palavra do Senhor diz como um mandamento: “Toda a Palavra de Deus é pura; Ele é um escudo para os que nele se refugiam. Nada acrescentes às Suas palavras, para que não te reprenda, e sejas provado um mentiroso.” (Provérbios 30:5-6) 

Deus ordena que não devemos adicionar à Sua palavra: isto mostra enfaticamente que é somente a palavra de Deus que é pura e não é adulterada. Jesus tem um aviso severo para nós também em Apocalipse 22:18-19. 

Precisamos entender que as Escrituras só podem ser compreendidas corretamente à luz das Escrituras, já que Ela é a única que não é corrompida. É somente com a luz do Espírito Santo que as Escrituras podem ser corretamente compreendidas. O Espírito Santo faz com que aqueles que são do Senhor compreendam as Escrituras e Jesus prometeu-nos que: “O Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.” (João 14:26). Portanto, “o Espírito é quem dá testemunho, porque o Espírito é a verdade.” (1 João 5:6) 

Se você quer ser fiel a Deus neste assunto importante, siga Sua instrução, “Escutem quando Eu os corrijo. Eu darei bons conselhos e repartirei a minha sabedoria com vocês” (Provérbios 1:23). Tenha certeza de que se você está ansiando pela verdade o Senhor não despreza um coração quebrantado e contrito. (Salmo 51:17) 

Quando olhamos para as Escrituras versus a tradição, lemos que a Escritura é o registro autoritário que Deus deu a Seu povo. Portanto, para apelar a uma tradição para ser a autoridade, quando Deus não deu, é fútil. A ideia de que de alguma forma ditos e eventos do Senhor foram registrados em tradição simplesmente não é verdade. Se você quer esclarecer a sua teologia, leia e estude a Bíblia com cuidado. 

 “Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele. Aquele que não me ama não obedece às minhas palavras. Estas palavras que vocês estão ouvindo não são minhas; são de meu Pai que me enviou.” (João 14: 23-24) 

“Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão.” (Mateus 24:35) 

Jesus Cristo olhou somente para a autoridade das Escrituras, como também fizeram seus Apóstolos depois Dele. Eles confirmaram a mensagem do Antigo Testamento. “Pois a palavra do Senhor é verdadeira; Ele é fiel em tudo o que faz.” (Salmo 33:4) 

O crente deve ser fiel ao caminho do Senhor, seguindo somente o que está escrito, porque, “A tua Palavra Senhor é certa e verdadeira” AMÉM.

#pastoredmarcos