PASSARAM POR AQUI

11 abril 2022

689 - Efésios 4.8 - O que significa Cristo ter levado cativo o cativeiro?

 


  Momento Devocional:
        Certo dia estava dando aula de Identidade Pentecostal, e fui questionado sobre o texto de Efésios 4.8, sobre Cristo ter levado cativo o cativeiro. Mas a um primeiro momento fiquei pé atrás com a interpretação dada por alunos ao texto, pois surgiu um  novo questionamento, Onde um aluno disse que o cativeiro estava todos que tinha morrido até o dia que Jesus levou o cativeiro.

Essa corrente defende que no final dos tempos, Deus reconciliará todos os seres humanos a si, independentemente das obras, méritos e intenções de cada um. Mas sabemos pela Palavra de Deus, somente os que creem são salvos (Mc 16.16), não vem das obras, é uma ação exclusiva da Graça (Ef 2.8-10; Tt 2.11).

Em Efésios 4.8 diz "Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens."

Vamos começar corrigindo o principal erro de interpretação, que é dado por algumas pessoas. Dizer que Cristo levou todos os que estavam no cativeiro, isto é, ímpios e fiéis, é uma heresia gravíssima, pois essa afirmação leva justamente ao universalismo. Para que isso não ocorra devemos fazer a exegese correta do texto.

Desde a queda de Adão o homem passou a ser escravo do pecado, por causa disso a humanidade estava presa no cativeiro espiritual que é do Diabo (1Tm 3.7; 2Tm 2.26), do medo da morte (Hb 2.14-15) e do pecado (Jo 8.34; At 8.23; Rm 6.16; 7.23; G1 4.3; 2 Pe 2.19). O Apóstolo Paulo em Efésios 4.8 vem citando o texto de Sl 68.18, que fala do triunfo de Jesus sobre a morte e sua ascensão ao céu (Mc 16.19). Isto significa que esta passagem discute detalhadamente a encarnação, ressurreição e a ascensão de Cristo.

No versículo 9, Paulo usa a expressão "Ora [...] ele subiu" para destacar o fato de que Cristo subiu aos céus depois da ressurreição. O versículo continua declarando que, se Cristo subiu, obviamente teria que ter vindo ("descido") a terra em um momento anterior. Por conseguinte, a "descida" de Jesus "as partes mais baixas da terra" refere-se à sua encarnação, o que lhe possibilitou passar pela morte. A "subida" é sua ascensão, da terra ao céu, depois de sua ressurreição" (Jo 8.23; 16.28).

No versículo 8, há certa controvérsia sobre o que Cristo está "levando cativo". Contudo, o significado desta passagem é simples. Cristo derrotou o pecado e a morte pela sua ressurreição, levando-os cativos e deixando-os impotentes, como um rei faria com seus inimigos depois da sua vitória. Os "dons" (isto é, a vida eterna e a o perdão dos pecados) que são dados aos crentes são resultados da vitória de Cristo sobre o pecado e a morte. A analogia é que Cristo está repartindo os despojos da sua derradeira vitória contra satanás com os que o receberam. Em Salmos 68.18, Davi expressa a mesma ideia do Deus Todo-Poderoso obtendo vitória sobre satanás com os seus inimigos e levando-os como cativos. Os dons dados por Cristo (Ef 4.8), incluem coisas que permitem que um cristão tenha uma vida mais vitoriosa para Cristo, enquanto ainda está aqui na terra.

Isso representa Cristo vencendo a morte, conquistando a libertação prometida (Is 42.6-7), Ele então nos liberta desse medo (Lc 4.18, 21; Jo 8.36; Rm 7.24-25; Ef 4.8), através do evangelho, que é instrumento de libertação (Jo 8.32; Rm 8.2). Quando Cristo levou cativo o cativeiro, ele libertou os santos da escravidão do pecado (Rm 6.18,22), Trazendo libertação (Dt 4.20), tipificando Israel no Egito (Êx 1.13-14).

(E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação. Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça. E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte. Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.) Romanos 6:18-22

Quando Paulo quando diz que Cristo levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens (4.8,9), por meio de sua morte, ressurreição e glorificação, tirando as correntes do cativeiro satânico; isto é, a humanidade que estava cativa a Satanás passou a ser o espólio de Cristo. Assim, fomos transferidos do império das trevas e de sua escravatura e tornamo-nos escravos de Cristo e de sua justiça.

Cristo ascendeu ao céu como o supremo vencedor. A figura aqui é de um conquistador militar conduzindo seus cativos e distribuindo o espólio entre seus seguidores. Aqui, entretanto, os cativos não são os inimigos, mas seu próprio povo. Os pecadores que estiveram sob o domínio da carne, do mundo e do diabo, agora, são cativos de Cristo. Quando Cristo veio à terra, foi ao mais fundo da humilhação. Quando ascendeu ao céu, ele alcançou o máximo da exaltação. A seguir, ele deu dons aos homens.[1]

Corroborando com essa interpretação, também temos o contexto que em nada diz sobre a salvação dos incrédulos, mas trata da unidade do corpo de Cristo, Paulo fala diretamente do povo que aguardava o Messias prometido. Infelizmente a falta de conhecimento de alguns ensinadores acaba resultando em interpretações baseadas em achismos, e não no que está escrito. Não podemos ser negligentes, sempre que for possível devemos procurar adquirir mais conhecimento sobre a Palavra de Deus.

Na maioria das nossas igrejas infelizmente temos os críticos do estudo teologia, como se conhecer mais de Bíblia fosse algo negativo para o corpo de Cristo. Eu me deparo com essas situações diariamente, tanto na internet e pessoalmente. Necessitamos mudar essa postura, se bem aplicarmos este conhecimento, teremos resultados positivos e não negativos como muitos pensam. O estudo da Bíblia é de grande importância para a vida do cristão, pois nos fortalece espiritualmente, nos ajuda a sanar nossas dúvidas e nos capacita a ajudar outras pessoas, que talvez tenham os mesmos questionamentos um dia tivemos.


Referência Bibliográfica:
[1] Efésios - A igreja a Noiva Gloriosa de Cristo. Lopes, Hernandes Dias, 2009, Hagnos, Pág. 107-108.

Bíblias Utilizadas:
Bíblia Palavra chave, CPAD
Bíblia King James Atualizada, KJA
Bíblia Thompson