PASSARAM POR AQUI

29 janeiro 2021

Capítulo:20 - FRUTO DO ESPÍRITO : ALEGRIA (Gozo) - Livro VENCENDO AS OBRAS DA CARNE COM AS ATITUDES DO FRUTO DO ESPÍRITO

 

Capítulo 20

FRUTO DO ESPIRITO: ALEGRIA (Gozo)

A respeito da qualidade do fruto do Espírito chamada alegria (na ARC lê-se gozo, na ARA lê-se alegria). Não é uma alegria qualquer, mas sim, aquela que emana de Deus; a verdadeira alegria que está no coração daquele que entregou a sua vida a Jesus Cristo!
Podemos dizer que esta alegria é o regozijo no Espírito Santo pela certeza da aprovação de Deus, da sua presença e de se estar fazendo a sua vontade. É a ação do Espírito Santo no espírito do homem, fazendo que vejamos que tudo está no seu controle.

Esta alegria envolve pensamentos suaves sobre Cristo, hinos, salmos, melodias, louvores e ações de graças com os quais os servos de Deus se instruem, inspiram e confortam a si mesmos. Do mesmo modo este gozo gera um desejo enorme de dizer a todos o quanto Jesus é maravilhoso.

1. O crente alegre é generoso, gracioso e animado.

2. Deus não se agrada daquele que vive constantemente triste e desanimado.

3. A presença do Espírito Santo em nossa vida é motivo de alegria.

Quando lemos o versículo 4 do Salmo nº46, observamos esta verdade. Este mesmo rio alegra o nosso coração!

Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. (Salmos 46.4)

Jesus afirmou que a sua ressurreição seria motivo de gozo infinito para os seus discípulos (Jo 16.21,22 ); 21 A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já não se lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido um homem no mundo. 22 Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará. João 16.21,22; e o mesmo aplica-se a nós que temos a certeza de que ele está vivo e permanecerá sempre conosco ( Mt 28.19,20 ). 19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

A ALEGRIA VERDADEIRA

A nossa alegria não depende de nenhuma circunstância exterior, pois não é apenas uma emoção externa e passageira, ela é algo que vem do mais íntimo do nosso ser onde habita o Espírito de Deus.

Quando lemos o livro de Atos, observamos uma constante perseguição sobre a igreja recém-formada, lutas externas e internas que a assolavam, no entanto podemos também observar que os discípulos jamais perderam a alegria, pois tinham a convicção de que não estavam sozinhos.

A presença do Espírito Santo levou a homens como Paulo e Silas, presos em uma cela fria após terem sido açoitados, louvarem e adorarem ao Senhor Jesus (Atos 16. 22-26).

22 E a multidão se levantou unida contra eles, e os magistrados, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas. 23 E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança. 24 O qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior, e lhes segurou os pés no tronco.

25 E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.

26 E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos. Atos 16.22-26.

A alegria na tribulação provava que realmente Deus estava com os discípulos

(At 5.41; ITs 1.6; IPe 4.13).

Retiraram-se, pois, da presença do conselho, regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus. Atos 5:41

E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo. 1 Tessalonicenses 1:6

Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. 1 Pedro 4:13

Os alegres terão galardão.

11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. 12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. Mateus 5:11,12

A VONTADE DO SENHOR É QUE SEJAMOS ALEGRES

Deus não enviou o seu filho amado para nos encher de tristeza e sim para que o nosso gozo seja infinito!

Esta alegria que Deus deseja ver em nós é fruto de uma vida cheia do Espírito Santo naquele que anda baseado na esperança das promessas do Senhor ( Rm 5.1,2 ) 1 Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; 2 Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. Romanos 5.1,2

E não por coisas materiais ( Rm 14.17 ) Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Romanos 14:17.

Porque tanta tristeza?

Deus está contigo!

Ele te ouve sempre e é o seu melhor amigo!

A TRISTEZA NÃO PODE DOMINAR A SUA VIDA

O cristão poderá ter momentos de tristeza, como, por exemplo, quando vê o seu irmão em tribulação ou quando percebe o pecado no meio da igreja, no entanto, quando focalizamos os nossos olhos em Cristo, em um instante a alegria do Senhor transborda do nosso interior. No mundo não enxergaremos nada de bom, mas quando olhamos para o que o Filho de Deus fez e faz por nós, a tristeza tem que sair e a alegria logo domina a nossa vida; resumindo: na verdade a alegria jamais sairá de você, o que você precisa é olhar para Cristo, buscar o consolo que vem dele e então jamais a tristeza tomará conta de você.

Busque a Deus e ele alegrará o seu coração.

Deus sabe que se você viver em constante tristeza irá certamente desanimar, mas quando a alegria do Senhor está em você, ela será uma “mola” que impulsionará ao seu ânimo.

A alegria inspira coragem e confiança em Deus, além da satisfação de estarmos “vivos em Cristo”.

Veja o que Neemias, diante de tantas dificuldades, disse em Nm 8.10. Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força. Neemias 8.10

Não confunda a verdadeira alegria com emoção!

DEUS DESEJA QUE VOCÊ ESTEJA ALEGRE! Zc 9.9 ... a esperança messiânica era uma alegria para Israel, assim como a da volta do Senhor é uma alegria para a Igreja). Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta. Zacarias 9:9

Alegria de ter o nome escrito no livro da vida: não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus. Lucas 10:20 ( somos salvos!)

Por que o crente é alegre?

1 - Por causa de sua salvação – Isaías 61.10

Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas joias. Isaías 61:10

2 – Por causa da graça de Deus, Is 12.3,4

E vós com alegria tirareis águas das fontes da salvação.

E direis naquele dia: Dai graças ao Senhor, invocai o seu nome, fazei notório os seus feitos entre os povos, contai quão excelso é o seu nome. Isaías 12:3,4

3 – Por causa da vitória de Cristo, Jo 16.33

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33

4 – Por causa da esperança da glória, Rm 5.2

Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. (Romanos 5.2)

5 – Por causa a ida à casa de Deus. Sl 122.1; 42,4; 63.1,2; 84.1,2

Alegrei-me quando me disseram: Vamos á casa do SENHOR. (Salmos 122.1)

Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão. Fui com eles à casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava. Salmos 42:4

Alegrei-me quando me disseram: Vamos á casa do SENHOR. (Salmos 122.1)

Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão. Fui com eles à casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava. Salmos 42:4

6 – Por causa de seu livramento espiritual, Sl 105.43; Is 35.10

E tirou dali o seu povo com alegria, e os seus escolhidos com regozijo. Salmos 105:43

E os resgatados do Senhor voltarão; e virão a Sião com júbilo, e alegria eterna haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido. Isaías 35:10

7 – Por causa das benção naturais, Joel 2.23,24.

23 E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no Senhor vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva temporã; fará descer a chuva no primeiro mês, a temporã e a serôdia.

24 E as eiras se encherão de trigo, e os lagares trasbordarão de mosto e de azeite. Joel 2: 23,24

Exemplos de pessoas alegres na Bíblia

1. Jesus alegre, Lc 10.21

2. Igreja alegre, 2Co 2.3; Gl 1.11; Rm 12.12; At 14.17

3. Anjos alegres, Luc 15.7,10; 2.10

4. Servo alegres, Is 65.13

5. Pai alegre, Lc 15.32

6. Pastor alegre, Lc 15.6; 3Jo 4; e 2Tm 1.4

7. Adoradores alegres, Sl 100.2

Natureza da alegria do Crente

1. Alegria grande, Zc 9.9

2. Alegria imensa, Sl 21.6

3. Alegria invisível, 1Pe 1.8

4. Alegria expansiva, Sl 68.3

5. Alegria abundante, 2 Co 8.2

6. Alegria constante, Fp 4.4

7. Alegria Cheia de esperança, Rm 12,12 Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; Romanos 12.12

Tristeza = exemplos

• Por que busca a alegria onde não tem:

• Herodes = prometeu a metade do reino e a moça pediu a cabeça de João Batista.

• Do Jovem Rico = Queria viver eternamente na terra e Jesus mandou vender tudo quanto tem.

• Ana = Acusada de embriagada, mas era derramamento de espírito.

• Dos Discípulos = E matá-lo-ão, e ao terceiro dia ressuscitará. E eles se entristeceram muito. (Mateus 17:23)

Alegrias momentâneas:

Festa de São João – Quando mataram o João Batista e foi trazida sua cabeça num prato

Festa de Carnaval – A palavra carnaval vem do latim carnem levare, que significa “abster-se, afastar-se da carne” Significado de Carnaval: (Figurado) Bagunça; excesso de barulho, de pessoas, de confusão. (História) Festa profana que, tendo sua origem na Antiguidade e, posteriormente, sendo recuperada pelo cristianismo, tinha início no dia de Reis e acabava na quarta-feira de cinzas, antes do início da Quaresma.

A alegria do cristão não é momentânea e falsa, pois é gerada em Deus, produzida pelo Espírito Santo e habita naqueles que foram regenerados. Nós a experimentamos somente a medida em que permanecemos em Cristo(Jo 15.1-11). É uma plena alegria que não depende das circunstâncias e mesmo diante das dificuldades, os filhos de Deus não desanimarão, ela impulsiona o crente a permanecer firme nas promessas do Senhor, visto que está intimamente ligada a sua Palavra, à obediência aos seus mandamentos (Jo 15.7,10,11) e à separação do mundo(Jo 17.13-17).

A alegria possui uma fonte em resposta a uma promessa. É companheira da Salvação da pessoa e do corpo de Cristo. Também podemos experimentá-la mesmo em grandes tribulações, vejamos:

Amados, ao estudarmos sobre a alegria produzida pelo Espírito Santo em nossa vida, percebemos o quanto isto é importante para o nosso ser, para o nosso ânimo e para o nosso testemunho cristão. Vimos que a alegria é uma das qualidades do fruto do Espírito em nossa vida e que ela não depende de fatores externos.

Observamos ainda em nosso estudo que a alegria emana de Deus e é constante na vida do crente. Visto que esta alegria é a vontade do Senhor, gostaria de encerrar com as palavras inspiradas pelo Senhor, escritas pelo apóstolo Paulo em Fp 4.4 “Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.” Jesus é o motivo da nossa constante alegria.

Fonte: Pr. Edmarcos Christen: VENCENDO AS OBRAS DA CARNE COM AS ATITUDES DO FRUTO DO ESPÍRITO. Capítulo 20