PASSARAM POR AQUI

20 março 2023

983 - Lucas 11:19-20 - Uma pessoa pode estar cercada pelas obras do Reino de Deus e apenas enxergar trevas.


“Se eu expulso demônios por Belzebu, por quem os expulsam os filhos de vocês? Por isso, eles mesmos estarão como juízes sobre vocês. Mas se é pelo dedo de Deus que eu expulso demônios, então chegou a vocês o Reino de Deus.” Lucas 11:19-20


Momento Devocional: 
Outros judeus, entre eles evidentemente até filhos dos acusadores, também expulsavam demônios. Alguns dos próprios fariseus faziam do exorcismo um “ministério” relativamente comum naqueles dias (Mc 9:38;Atos 19:13-14). Este é o segundo argumento de Jesus contra a acusação de que ele expulsava demônios pelo poder de Satanás. Será que os exorcistas deles também expulsavam demônios pelo poder de Belzebu? É a mesma obra contra o mesmo inimigo.

Se fazia sentido acusar Jesus de operar em parceria com Satanás, por que não acusar seus filhos e companheiros? Jesus estava revelando como os argumentos deste homens supostamente sábios contrariavam toda lógica e razão. Na verdade, teria que haver outro motivo para as acusações absurdas deles. Este motivo é vislumbrado na seguinte frase. A referência ao “dedo de Deus” remonta para o confronto entre Moisés e os mágicos de Faraó (Êxodo 8:19). Os mágicos reconheceram que Moisés só podia realizar os milagres que fazia pelo poder de Deus. O rei do Egito, mesmo ouvindo seus próprios sábios, apenas endureceu seu coração mais ainda.

O mesmo aconteceu com estes homens e pode acontecer com qualquer um hoje que resiste a Deus quando ele age em nossas vidas. Uma pessoa pode estar cercada pelas obras do Reino de Deus e apenas enxergar trevas. Não é que Deus não está chamando, é que a pessoa recusa escutar a voz dele. A escolha é nossa – quem reinará em nossos corações?

Oração: 
Soberano Rei, não quero viver em outro reino, senão o da luz e da verdade. Não me deixe ser enganado pela minha mente, minha razão ou qualquer lógica humana. Ajude-me e a toda minha família, a enxergarmos a mão do Senhor em cada gesto que opera em nossas vidas. Mesmo não vendo, ajude-nos a crer. Em nome do Rei Jesus oramos. Amém.