PASSARAM POR AQUI

18 maio 2022

675 - Mateus 26:47-50 - Jesus chama Judas de amigo


"Enquanto ele ainda falava, chegou Judas, um dos Doze. Com ele estava uma grande multidão armada de espadas e varas, enviada pelos chefes dos sacerdotes e líderes religiosos do povo. O traidor  havia combinado um sinal com eles, dizendo-lhes: 'Aquele a quem eu saudar com um beijo, é ele; prendam-no'. Dirigindo-se imediatamente a Jesus, Judas disse: 'Salve, Mestre!', e o beijou. Jesus perguntou: 'Amigo, o que o traz?' Então os homens se aproximaram, agarraram Jesus e o prenderam."
Mateus 26:47-50

Momento Devocional: 
        As palavras de Jesus para Judas são notoriamente difíceis de entender. Embora Jesus tenha usado a ironia, não nos parece razoável que ele chame Judas de "amigo" por esse motivo. É mais provável que, até o último momento Jesus ainda deixava a porta aberta para Judas. Contudo a pergunta revela que Jesus sabe o que Judas está fazendo.
        Mesmo que Jesus tenha o considerado um dos seus inimigos, ele ainda o tratava como sempre ensinou - com amor (Mt 5:44). Será que a dificuldade de entender estas palavras diz mais sobre nós do que sobre Jesus?

Oração: 
        Pai, é incrível como Jesus conseguiu viver tudo que ele ensinou momento a momento. Mesmo diante das piores pressões ele foi fiel. Eu quero ser como ele. Perdoe-me quando não consigo, e me dê forças para continuar tentando quando erro. No santo nome de Jesus que eu oro. Amém.