PASSARAM POR AQUI

08 novembro 2022

851 - Mateus 11:14-15 - O próprio João havia testemunhado que ele não era o Elias

“E se vocês quiserem aceitar, este é o Elias que havia de vir. Aquele que tem ouvidos, ouça!” Mateus 11:14-15


Momento Devocional: 
Entre as últimas palavras do último livro do Primeiro Testamento está a profecia da volta do Elias (Mal 3:23). Este grande profeta voltaria à terra para abrir o caminho para o Senhor. Quando Jesus diz “se vocês quiserem aceitar” que João era o Elias, ele não está dizendo que esta realidade é opcional ou decidida por opinião pessoal. Ele estava sinalizando a dificuldade de entender e aceitar João no seu verdadeiro papel – o de precursor do Messias. Os judeus ainda esperam seu Elias e o início da era Messiânica.

Na páscoa judaica tradicional, ainda se coloca um copo, e às vezes, uma cadeira para Elias. Por quê? Porque estão esperando ainda que ele venha para iniciar a era messiânica. Para os espíritas, João foi o Elias literalmente, uma reencarnação do próprio profeta. Ignoram o fato de que Elias subiu direto ao céu sem morrer (2 Reis 2:11). Se ele não morreu, logo não poderia reencarnar. O próprio João havia testemunhado que ele não era o Elias (João 1:21).

Quando Jesus falou de João como sendo o Elias, ele estava falando em sentido figurativo. Tanto um grupo como o outro perdem de vista o ponto principal – João abriu caminho para o Salvador do mundo. Ao invés de esperar um profeta que já voltou, ou procurar respostas entre os mortos – devemos aceitar o Messias que Deus já enviou e comemorar a vitória da ressurreição. Quando Jesus disse “quem tem ouvidos, ouça!” é uma verdadeira exortação para prestar atenção nas palavras dele.

Quando você lê algo que não entende, pare, e ore a Deus. Peça entendimento. Daí, volte e leia de novo. Reflita sobre o que está sendo dito. Use uma concordância bíblica para comparar a passagem em dúvida com outras que tratam do mesmo assunto. Se ainda estiver na dúvida, continue a orar a Deus e procure a ajuda de bons comentários e a orientação de irmãos em cujas vidas você vê Jesus. Que possamos “aceitar” esta preciosa verdade – o Messias está entre nós, vivendo e reinando. Se tivermos ouvidos para ouvir, ele nos dirá tudo que precisamos saber.

Oração: 
Pai, é uma das maravilhas do Evangelho – Deus conosco em Jesus. Que tenhamos hoje e para sempre ouvidos não só para ouvir, mas, corações abertos para compreender tudo que o Senhor tem feito, está fazendo e fará entre nós por meio do Cristo ressurreto. Em nome Dele oramos e agradecemos. Amém.