PASSARAM POR AQUI

30 novembro 2022

873 - Mateus 11:25-26 - FELIZ DIA DO TEÓLOGO (30 de novembro)

Naquela ocasião Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado”.

Mateus 11:25-26

Momento Devocional: 
Quando Jesus fala de Deus escondendo o Evangelho de alguns e o revelando para outros, não devemos pensar que Deus está arbitrariamente condenando uns e salvando outros. Os “sábios e cultos” são aqueles que imaginam que não têm nada a aprender de Jesus. São as pessoas que, apesar dos milagres e da pregação do Evangelho, continuaram a rejeitá-Lo.

Em contraste, os “pequeninos” são aqueles que humildemente, como crianças, aceitam o que Deus oferece e creem. Se não compreendem, como os discípulos, eles vão atrás de Jesus e perguntam. Jesus nunca recusou dar explicações ou escondeu informações de quem lhe pediu com sinceridade. O verdadeiro Cristianismo não se baseia em segredos escondidos (gnosticismo) ou revelações especiais (diversas seitas).

Porém, há coisas que a mente humana não compreende facilmente. Por isso precisamos ler e refletir sobre as Escrituras, aproveitar as pregações e aulas à nossa disposição na igreja. E precisamos ter a humildade de pedir ajuda quando não entendemos como algo na Palavra se aplica às nossas vidas hoje.

Deus revela tudo que o ser humano precisa saber, não apenas para uma elite eleita ou um grupo seleto, mas, para todos que o procuram de coração aberto. Quem pensa que não precisa de Deus não encontrará essas revelações; quem sabe o quanto precisa do Senhor descobrirá tudo que precisa, pois Deus, por meio do Espírito Santo e do Filho, revelará tudo a ele (João 1:18).

Ser Teólogo não é saber tudo, mas um estudante das coisas de Deus... FELIZ DIA DO TEÓLOGO.

Quando foi a última vez que você agradeceu a Deus, simplesmente por ele ter lhe revelado o Evangelho? Talvez agora mesmo seria uma boa oportunidade para agradecer de novo.

Oração: 
Pai amado, conceda a mim não somente a sabedoria do alto, mas a humildade para saber o quanto eu preciso da ajuda do Senhor para compreender e obedecer tudo que já recebi. Obrigado por ter revelado seu Filho a mim e por me conceder a honra de compartilhá-lo, a maior revelação de todos os tempos, com meus familiares, amigos e colegas. Em nome de Jesus eu oro. Amém.