PASSARAM POR AQUI

17 junho 2022

707 - Mateus 4:12-17a - Você lembra quando a luz da compreensão do Evangelho raiou no seu coração?


"Quando Jesus ouviu que João tinha sido preso, voltou para a Galiléia. Saindo de Nazaré, foi viver em Cafarnaum, que ficava junto ao mar, na região de Zebulom e Naftali, para cumprir o que fora dito pelo profeta Isaías: 'Terra de Zebulom e terra de Naftali, caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios; o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz'. Daí em diante Jesus começou a pregar: 'Arrependam-se…'” 
Mateus 4:12-17a

Momento Devocional: 
        Para Mateus, o cobrador de impostos, Cafarnaum era uma cidade especial, pois foi lá que Jesus o chamou (Mc 2:1,14). Como será que Mateus sentiu quando lembrou daqueles dias? Será que para Mateus a profecia sobre a luz chegando na região das trevas tinha um significado especial? Você lembra quando a luz da compreensão do Evangelho raiou no seu coração? Onde você estava?
        Tem um momento igualmente marcante esperando na vida de alguém que você conhece. Jesus quer lhe usar para iluminar a vida dessa pessoa. Pode ser a pessoa menos provável que você conhece, um cobrador de impostos num canto esquecido da vida. Quem seria?
        Jesus vai lhe mostrar se você pedir. Peça a ele. No resumo da pregação de Jesus, a primeira palavra fala de mudança - "arrependam-se". Mas, não é só mudança de deixar de fumar, beber ou mentir. É mudança para começar uma nova vida andando nos passos de Jesus. O ponto não é regras, leis ou doutrinas.
        Há tempo para essas coisas. O importante para começar é a pessoa. É Jesus. Qualquer um pode seguir os passos de uma pessoa. Direcione seu “Mateus” para Jesus. E deixe Jesus fazer o resto.

Oração: 
        Meu Pai, como esse Jesus é maravilhoso! Ele podia ter ido para tantos lugares tão mais promissores. Mas, ele foi para aquele lugar onde o povo jazia em trevas - exatamente como tantas pessoas ao meu redor vivem hoje. Use-nos, Senhor, para acender a luz e para levantar o raio que cruzou o universo para trazer vida eterna aos homens. Que Jesus seja conhecido entre nossos amigos e colegas. Use-nos para a glória de Jesus. Em nome dele nós pedimos. Amém.