PASSARAM POR AQUI

24 outubro 2022

836 - Mateus 10:38 - A cruz é uma metáfora para abnegação total


“… e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.” Mateus 10:38


Momento Devocional: 
Para o discípulo, tomar a cruz não é apenas aceitar dificuldades ou obstáculos. Não é aguentar uma enfermidade, um emprego duro ou um parente difícil. É algo decisivo e ativo. É fruto de uma atitude que o discípulo toma. É por isso que Jesus disse que nós "tomamos" a "nossa" cruz. É fácil matar o corpo e quase impossível matar a vontade do homem.

Todos os passos tomados para matar o velho eu, e de viver a nova vida em Cristo Jesus são passos em direção ao nosso Calvário. Isso não é algo imposto. É o que nós decidimos fazer por causa de Jesus. Como Davies e Allen observam em seu comentário, a cruz é uma metáfora para abnegação total. Isso é confirmado no versículo seguinte (10:39). Embora uma figura, é para ser aplicada à vida real tal qual foi a cruz de Jesus na vida dele. O que é a sua cruz? É qualquer coisa de Jesus que você ainda não negou ou abraçou, repudiou ou defendeu, abriu mão ou se agarrou. Qualquer coisa de Jesus.

 O fato de que nós achamos difícil aplicar esta figura a nós é prova do quão pouco conhecemos Jesus e do quão pouco temos o convidado para comandar as nossas vidas. Leia o Sermão do Monte orando a Deus e pedindo que ele abra seus olhos para a cruz. Se orar de coração sincero, e ler de espírito aberto, começará a ver cruzes espalhadas por todas as palavras do Senhor. E o mais impressionante - terá cada vez mais vontade de encostar seu ombro e levantar cada cruz que você enxergar por causa de Jesus. Ao conhecer melhor seu Senhor, você fará isso, porque ele é digno e ele lhe tornará também.

Oração: 
Pai, eu preciso de mais coragem e mais determinação para tomar a minha cruz. Mostre-me hoje mesmo quais passos posso tomar para levantar e carregar a cruz que o Senhor colocou diante de mim. Eu aceito e quero carregar porque meu Senhor também fez isso antes de mim. E eu jamais terei que carregar uma cruz tão pesada quanto a dele. Obrigado, meu Senhor, por me amar tanto. Em nome de Jesus eu oro. Amém.