PASSARAM POR AQUI

28 novembro 2022

871 - Mateus 12:32 - QUEM COMETE PECADO CONTRA O ESPIRITO SANTO, PERDE A SENSIBILIDADE PARA COM DEUS

“Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem será perdoado, mas quem falar contra o Espírito Santo não será perdoado, nem nesta era nem na que há de vir”. Mateus 12:32


Momento Devocional: 
Dizem que pessoas que trabalham em contato direto com o lixo, como aquelas que vasculham os lixões das grandes cidades, perdem o senso de olfato. Chegam ao ponto de não perceberem mais o mau cheiro do lixo. Um processo semelhante ocorre com a consciência.

Ao longo das nossas vidas Deus nos chama de diversas maneiras. Pregações, aulas e a leitura da Bíblia falam junto com as nossas consciências. Um parente nos exorta a ir à igreja, atender ao convite de Deus e seguir a Jesus. Somos chamados e alertados, pois há bênçãos e perigos nesta vida e Deus quer que atentemos para ambos.

Se, no entanto, ao longo de uma vida uma pessoa ignora os convites e as exortações do Senhor, chegará ao ponto em que nada, nem o próprio Espírito de Deus irá persuadi-la. Infelizmente, algumas das pessoas que mais correm este perigo são aquelas que mais ouviram a voz do Senhor. Podemos chegar ao ponto de perder a sensibilidade para aquela voz e deixar de escutá-la.

O ponto de Jesus nesta passagem era que, os que rejeitassem Jesus, que apenas conheceram pelos olhos e ouvidos, seriam perdoados. Pois, poderiam não ter confiado no que viram e ouviram. Mas, rejeitar o Espírito, que fala ao íntimo e sonda a consciência, seria uma rejeição imperdoável, pois seria o ponto em que o homem não mais escuta Deus, nem em seu próprio coração.

William Barclay tinha razão quando escreveu "O pecado contra o Espírito Santo é o pecado de tão frequentemente e tão constantemente rejeitar a vontade de Deus que, no final, ela não pode ser mais reconhecida, mesmo quando plenamente revelada." É com razão que gerações de Cristãos têm temido este pecado.

De todos é o mais temível, porque acomete aqueles que perderam a sensibilidade para Deus, embora se considerem os maiores servos dele. Se você ainda estiver ouvindo a voz de Deus hoje, na sua consciência e no seu coração - atente para o que ele está lhe dizendo.

Oração: 
Pai santo e misericordioso, agradecemos pelo aroma suave do seu amor e pela doce fragrância do seu perdão. Que possamos ter uma sensibilidade cada vez mais apurada da vontade do Senhor em nossas vidas. Fale conosco, Pai, e não deixe de falar. Se temos nos tornado surdos, fale de novo e continue a falar, e se for preciso, cada vez mais alto. Que os corações que verdadeiramente querem seguir Jesus possam ouvir e atender. Obrigado por nos amar tanto e não desistir de nós. Em nome de Jesus oramos. Amém.